segunda-feira, dezembro 19, 2011

Homilia - Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria

2º Semana do Advento
Início do Novo Ano Eclesiástico
“Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria”




                                                                                                              Prov. 8, 22-35
                                                                                                              Grd. (Jd) 13, 23
                                                                                                              Lc 1, 26-28



Quinta-Feira, 08 de Dezembro de 2011.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é Convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para Sempre seja louvado e nossa Mãe Maria Santíssima. Salve!
           
            Meus amados! Hoje a Santa Igreja tem a graça de celebrar a Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria. Este privilégio – exclusivo de Maria Santíssima – foi antecipado pelos méritos do Seu Filho Jesus. Verdade que as Sagradas Escrituras já prefiguravam, no Antigo Testamento e que o Santo Evangelho vem confirmar, com hoje acabamos de escutar, pela saudação angélica: “Ave Maria grátia plena...”. Verdade acreditada e proclamada pela Santa Igreja, desde os primórdios do cristianismo, e solenemente definido como dogma de fé, no ano da graça de 1854, pelo Santo Padre o Papa Pio IX. Já em Lourdes a Virgem Santíssima apareceu a Santa Bernadete e disse: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

            Deus, na Sua bondade infinita quis dotar Sua humilde servacomo Ela proclama em Seu Magnificat – de todas as virtudes e privilégios, e a Santa Igreja reconhece e louva, com grande júbilo, esse Dom celeste. A saudação proclamada pelo Arcanjo São Gabriel deve ressoar em nossos corações, como um presente do céu – Deus veio visitar o Seu povo. Pois, por meio da Virgem Maria, Deus quis nos enriquecer de todas as graças, para que tenhamos força na batalha quotidiana. Pois não podemos nada com as nossas forças naturais, mas só o auxílio sobrenatural nos garante alcançar a vida do céu. Graça que nós perdemos pelo pecado de nossos pais, mas que a Virgem comunica àqueles quem a Ela recorre. “A gora, pois, filhos, ouvi-me: Bem-Aventurados os que guardam os meus caminhos. Ouvi as minhas instruções, e sede sábios, e não queirais rejeitá-las” (Prv 8, 32-33). Veneremos com o amor dos nossos corações o santo nome de Maria Santíssima, pois Deus quis escolhe-La e torná-La digna de todas as graças do céu. Empunhemos o Santo Rosário e peçamos a Sua Materna proteção para os nossos lares, as nossas famílias, tão atacadas nesses tempos modernos... Pois não temos tempo mais de dobrar nossos joelhos em volta da Imagem da nossa Mãezinha, e por isso perdemos as inúmeras graças que o céu nos oferece.

            Vivemos tempos sombrios, onde a virtude da pureza é ridicularizada, debochada, quando não rejeitada obstinadamente. Vivemos tempos em que os Mandamentos são esquecidos, de modo particular o Mandamento da Castidade, que é a mola mestra dos valores e da conduta moral. O dom da castidade não é mais acolhido pelas famílias, e muito menos pelos jovens, que perderam o referencial da verdade, dos valores da fé e da moral cristã. Vivemos o tempo dos contras-valores. A pornografia invade nossas casas, e nossas crianças são aliciadas por toda espécie de luxúria, e corrompidas em suas inocências. Já não voltam mais seus corações para Deus, nem para nossa Mãezinha do céu. Pois já não crêem mais no transcendente, uma vez que, o que vale é a carne... Nós, adultos, também nos deixamos prender pela rede da concupiscência dos olhos, da carne, tão exaltado e idolatrado nos dias de hoje. Satanás, como um dragão, tenta com sua fúria infernal, tragar os filhos de Deus, gerados e regenerados pelo Batismo da Santa Igreja. Os governos se aliam à besta – inclusive o governo socialista do nosso País - para destruírem o dom da fé, e implantarem em todo um mundo uma guerra contra Deus e Seus Mandamentos. Matam nossas crianças inocentes com o crime do aborto, e aprovam leis que ofendem os direitos de Deus e a dignidade humana. Supliquemos o auxílio do céu, pois é da nossa Mãe que recebemos o Alimento que robustece nossa fraqueza, e nos prepara o caminho rumo o céu. Pois o céu quis fazer morada no coração da Virgem Imaculada, e Ela quis nos oferecer ao entregar o Seu Filho no Patíbulo da cruz, e hoje no Altar do Sacrifício da Santa Missa. Imitemos as Virtudes do Seu Imaculado Coração, e será asfaltada, pela humildade, a estrada que nos conduz aos braços de Deus. Mas este caminho não se fará sem sofrimentos, renúncia, mortificação, sacrifício, oração e todo tipo de provação, pois ao nos aproximarmos de Deus devemos praticar a virtude do desapego de nós mesmos e depositarmos toda a nossa confiança n`Aquele que nos salvou. Eis a escada da santidade... Soframos as demoras de Deus e confiemos em Seus desígnios.

            Nesse Jardim fechado, selado pela Mão do Criador, poderemos saborear a doce essência do céu. Mas hoje o Seu Imaculado Coração chora o abandono de muitos dos Seus filhos, que se afastam de Deus e do Paraíso, por Ele preparado. No entanto, insistentemente Ela vem nos chamar para o caminho do retorno, da verdadeira conversão do coração, e a abraçarmos Seu Filho, nos Santos Mistérios do Seu Corpo e do Seu Sangue a nós oferecidos. Amemos a Santíssima Eucaristia, amemos a Virgem Imaculada, amemos a Santa Igreja que nos oferece o Maná do céu e o perdão dos nossos pecados, pela Santa Confissão. Aproveitemos esse tempo de graça – o Santo Advento - e peçamos a Virgem Imaculada que nos ajude – mesmo em tempos tão difíceis - a sermos fiéis ao chamado que Deus nos faz. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para Sempre seja louvado e nossa Mãe Maria Santíssima. Salve!


Pela interseção da Bem-Aventurada e Sempre Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, do Seu Castíssimo Esposo, São José, e São Miguel Arc’Anjo nosso protetor...

Abençoe-vos, Deus, Todo Poderoso,

Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Tarciso Alves Maia Júnior


 Ação de Graças depois do Santo Sacrifício:

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é Convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! (3 vezes).

Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida doçura, esperança nossa, salve. A vós bradamos degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo, chorando, nesse vale de lágrimas. Eia pôs, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois desse desterro, mostrai-nos Jesus. Bendito é o fruto do Vosso Ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria.

S. Rogai por nós Santa Mãe De Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

São Miguel Arcanjo defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra as maldades e as ciladas do demônio. Ordena-lhe Deus, instantemente vos pedimos, vós, príncipe da Milícia Celeste, pela Virtude Divina precipitai no inferno a satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Assim seja.

S. Sacratíssimo Coração de Jesus. (3 vezes)
R. Tende piedade de nós!

Alma de Cristo – santificai-me.
Corpo de Cristo – salvai-me.
Sangue de Cristo – inebriai-me.
Água do lado de Cristo – lavai-me.
Paixão de Cristo – confortai-me.
Ó Bom Jesus – ouvi-me.
Dentro de vossas chagas – escondei-me.
Não permitais – que eu me separe de Vós.
Do espírito maligno – defendei-me.
Na hora da morte – chamai-me, e mandai-me ir para Vós, para que com os Vossos anjos, Vos louve pelos séculos dos séculos. Amem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A GRANDE TRIBULAÇÃO