segunda-feira, dezembro 19, 2011

Homilia - IV Domingo do Advento

4º Domingo do Advento
Início do Novo ano Eclesiástico”
Ciclo do Natal



                                                                                              1 Cor 4, 1-5
                                                                                 Grd 144, 18.21
                                                                                              Lc 3, 1-6




Domingo, 18 de Dezembro de 2011.

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para Sempre seja louvado e nossa Mãe Maria Santíssima. Salve!

Meus amados! Chegamos ao 4º Domingo do Advento e nossos corações se alegram, pois já estamos bem perto do Natal do Senhor. Como nos fala o Santo Evangelho de hoje, no seu último versículo: “Todo homem verá a salvação de Deus” (v.6).  Sim, a salvação vem de Deus, não do homem – como crêem os gnósticos espíritas. Ela (a salvação), pela encarnação do Verbo – que é Deus - vem habitar no meio de nós, pois Deus rebaixou-Se (kenosis), para atingir os nossos corações, nos alcançar e nos salvar. Deus rompe os Céus, e vem curar nossas feridas, com o Bálsamo da Sua Infinita Misericórdia. Ele vem visitar a humanidade, caída pelo pecado da soberba, do orgulho original, e nos conduzir ao céu... Por isso que nos rejubilamos, ao nos aproximarmos do Presépio de Belém. 

Percorremos três semanas do Santo Advento, nos preparando pela oração e pela penitência, para o dia da chegada do Menino Deus. Como nos fala a Epístola de São Paulo aos Coríntios: “Pelo que não julgueis, antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não só porá às claras o que se acha escondido nas trevas, mas ainda descobrirá os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor (que lhe é devido)” (1 Cor 4, 5). Sim, o Senhor virá, pois nos fala as Sagradas Escrituras, como, também, a Sagrada Tradição. Ele porá às claras o que está na escuridão, e descobrirá os desígnios dos corações, cf. 1 Cor. 4, 5. Ele virá para nos revelar o que somos, e nos conduzir ao que deveremos ser. A Sua luz Eterna mostrará o interior das nossas almas e nos desnudará, ou seja, poderemos ver, com os olhos de Deus, a iniqüidade e a transgressão que cometemos, devido aos nossos inúmeros pecados. Veremos os males que causam nossos pecados, quando nos afastamos da Sua graça, e o quanto precisamos da Misericórdia de Deus, para sermos salvos. Eis o sinal da bondade do Altíssimo, para as nossas vidas. Pois o sinal nos fará ver verdadeiramente como somos, para, a partir daí decidirmos, livremente, a quem queremos seguir. Se ao Senhor da luz, nosso Salvador e Redentor; ou a satanás, o mentiroso príncipe das trevas e enganador. Decidamos por Deus!...

Meus amados, o mundo está mergulhado nas trevas do pecado, e tantas vezes os nossos corações se deixam seduzir para esta escuridão, aparentemente enganadora, porque nos proporciona falso conforto, e falsa segurança. Vigiemos, pois satanás é astuto. O Senhor virá para iluminar nossas almas, nosso interior, nossas consciências, pois isso nós somos chamados a nos purificarmos, no Santo Sacramento do Perdão, na Santa Confissão. Pois esse dia será muito doloroso para aqueles que estiverem em pecado mortal, em pecado grave. Sofreremos em nossas almas por havermos aninhado a serpente, e por termos preferido satanás e suas pompas; ao invés do Cordeiro e Sua graça santificante. O pecado é sempre mais idolatrado, e tenta submergir nossas almas nas trevas do erro, na indiferença para com as coisas de Deus. O crime do aborto e o pecado contra a natureza, a sodomia, – bandeira dos tempos de hoje – são cada vez mais difundidos e aceitos pela nossa sociedade. O adultério, a impureza, como um câncer destrói nossos lares e prepara o caminho para o anticristo. Coragem, pois o Senhor não nos abandona. Ele vem em socorro da nossa fraqueza e nos convida a fidelidade. Ele nos convida a nos aproximarmos do Altar do Sacrifício da Missa, despojar nossas almas pelo arrependimento, e contemplarmos Seus Santos Mistérios. Ele nos convida a Mesa Sagrada para tomarmos o Seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade, e nos prepararmos para o abraço do Menino Deus, em Belém, antecipado, aqui, diante do Seu Tabernáculo.

No Santo Evangelho, São Lucas narra para nós à realidade histórica a qual São João pregou e preparou o caminho, para a vinda do Senhor. Como nos diz o Profeta, as montanhas serão niveladas, as veredas aplainadas e os caminhos tortuosos endireitados, cf. Lc 3, 1-5. Pois São João é a voz que clama no deserto, o deserto dos nossos corações, que precisam ser guardados de todo pecado e preparado para receber o Cristo que vai nascer. Não deixemos que o ídolo do papai-noel ocupe o lugar do Menino Jesus, no dia do Seu Natal. Sigamos com fidelidade os Mandamentos do Senhor, tão desobedecidos e esquecidos pelos filhos de Deus. Dobremos nossos joelhos diante do Santíssimo Sacramento, e a graça santificante transbordará em nossas almas, e nos renovará. Queridos pais e amados filhos, nesses tempos tão difíceis, imitemos a Família de Nazaré, pois isto é possível sim, porque Deus nos dará a graça que precisamos, e socorrerá as nossas misérias. Empunhemos o Santo Rosário, o Santo Terço, em família, e supliquemos a proteção e a graça do Imaculado Coração da nossa Mãe, refúgio seguro para as nossas almas, particularmente nos tempos atuais. Peçamos a graça da fidelidade, para que sejamos fortes no combate e vençamos toda tribulação. E auxiliados pelo Dom do Alto, chegaremos, seguros, ao lugar do nosso repouso. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para Sempre seja louvado e nossa Mãe Maria Santíssima. Salve!


Pela interseção da Bem-Aventurada e Sempre Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, do Seu Castíssimo Esposo, São José, e São Miguel Arc’Anjo nosso protetor...

Abençoe-vos, Deus, Todo Poderoso,

Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Tarciso Alves Maia Júnior




 Ação de Graças depois do Santo Sacrifício:

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é Convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! (3 vezes).

Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida doçura, esperança nossa, salve. A vós bradamos degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo, chorando, nesse vale de lágrimas. Eia pôs, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois desse desterro, mostrai-nos Jesus. Bendito é o fruto do Vosso Ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria.

S. Rogai por nós Santa Mãe De Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

São Miguel Arcanjo defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra as maldades e as ciladas do demônio. Ordena-lhe Deus, instantemente vos pedimos, vós, príncipe da Milícia Celeste, pela Virtude Divina precipitai no inferno a satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Assim seja.

S. Sacratíssimo Coração de Jesus. (3 vezes)
R. Tende piedade de nós!

Alma de Cristo – santificai-me.
Corpo de Cristo – salvai-me.
Sangue de Cristo – inebriai-me.
Água do lado de Cristo – lavai-me.
Paixão de Cristo – confortai-me.
Ó Bom Jesus – ouvi-me.
Dentro de vossas chagas – escondei-me.
Não permitais – que eu me separe de Vós.
Do espírito maligno – defendei-me.
Na hora da morte – chamai-me, e mandai-me ir para Vós, para que com os Vossos anjos, Vos louve pelos séculos dos séculos. Amem!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A GRANDE TRIBULAÇÃO